sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A febre das redes sociais


A internet permitiu que todo o cidadão que tenha uma conexão disponível e um computador possa se comunicar com o mundo e com isso o uso das mídias sociais tem se tornado cada vez mais popular. O perfil dos usuários das redes sociais são jovens e adulta sendo maioria do sexo masculino, 54,2%, representando 15,5 milhões de pessoas. Esses são os dados da pesquisa do Ibope Nielsen Online no ano de 2009.

Desde o surgimento do Orkut até a atual febre do Twitter e do Facebook, as redes estão reunindo e conectando milhões de pessoas em todo o mundo, e lançaram uma nova forma de relacionamento pessoal, “a primeira coisa que faço quando chego em casa é entrar nos sites de relacionamentos” afirma a estudante de jornalismo maringaense Cintia Rocha. Existem até gírias e expressões originárias das redes como “avatar” (foto de perfil do Twitter) “tt’s” ( assuntos mais comentados), red tag (assunto postado) entre outros.

Sites de relacionamento são formas de interação entre pessoas que compartilham ideias, opiniões, sentimentos e amizades através de ferramentas computacionais utilizadas na web. De acordo com Ibope Inteligência em parceria com a World Wide Independent Network of Market Research, o Brasil está entre os 10 país que mais utilizam Redes Sociais. 87% dos internautas brasileiros alegaram que acessam Redes Sociais mas o sucesso foi tão grande que virou ferramenta de divulgação e de muita publicidade. Empresas utilizam a rede para divulgar serviços, produtos e até relacionar-se com o cliente. As vantagens são o baixo custo de infraestrutura, demanda focalizada (pois se pode anunciar nas comunidades de interesse específico), atendimento personalizado a cada cliente, a interatividade com o público-alvo e ainda a possibilidade de monitorar a concorrência. Mas o ponto negativo, caso algo não agrade o internauta, é ele tem o poder de espalhar pela internet a crítica e criar uma situação difícil de reverter.

As redes sociais também passaram a fazer parte da vida profissional do brasileiro. Os internautas utilizam os perfis nos sites como ferramentas de contato e estratégia, as agências de emprego estão incluindo agora endereços dessas contas nos dados cadastrais do candidato a vaga e passam a ser um dos fatores na hora da seleção, segundo o engenheiro civil recém-formado Amauri Meneguetti Junior, as redes sociais estão ajudando na busca pelo primeiro emprego “acompanho vagas do Brasil inteiro através do Twitter”, diz. Por essa razão deve-se ter cuidado nas opiniões e fotos postadas pois já houve casos de pessoas que tiveram problemas no trabalho por postar conteúdos indevidos. Segundo nota do site comuniquese.com, o twitter também entrou na rota dos selecionadores e já estão anunciando vagas através do microblog.

Os órgãos públicos também estão utilizando os sites de relacionamento para passar informações aos cidadãos, prestarem serviços através deles e melhorarem a comunicação e o atendimento as pessoas, além da divulgação das ações. Os políticos também aderiram a esse novo meio de comunicação inspirados na campanha de Barak Obama, dos 513 deputados federais, 253 têm perfil ativo no site de troca de mensagens curtas, segundo o site redessociais.net . Para o estudante jornalismo Cláudio Silva, o Twitter ajudou na decisão do seu voto, “segui os perfis dos candidatos o que me ajudou a analisar e fazer a minha escolha”, diz. E os políticos investiram bastante, mantiam as informações atualizadas e foi uma verdadeira mobilização, “acredito que as eleições foram para o segundo turno por causa no Twitter”, acredita Cintia. Já Amauri tentou ajudar o seu candidato, “eu fiz o que eu pude através das redes, divulguei vídeos e notícias a favor do meu candidato”.

Em Maringá, o jornal O Diário promoveu uma eleição da musa do twiiter, 10 meninas foram eleitas através do site do jornal as mais belas “twiteiras” da cidade. E o concurso continua para eleger a número um do twitter, para votar basta entrar no site odiario.com. Outra das ações do microblog na cidade foi a cobertura das eleições pelos alunos de jornalismo da Faculdade Maringá com o apoio do professor Ronaldo Nezzo, “os alunos fizeram um ótimo trabalho atualizando de minuto a minuto”, diz.

Como sabemos, a internet veio para ficar e mudar. Cada vez mais ela faz parte da vida das pessoas e empresas, afetando a forma como consumimos e nos relacionamos. Além disso, praticamente todos os veículos de comunicação estão tratando de assuntos relacionados, o que passou a chamar a atenção dos empresários.


Natália Stiehl

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