![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhe-bgdEsYo2ViyFKqb0_q6xhfSqrq8Gw1qCtsX8Y-epDyiJJbiC5IRGn9eqdTv1fz0nE8oWTtAtOKhF1_VrEN3-vy4r1Z7rVgaX65lBS4boKYK4y7c1WHGauYQEv7JLEY2byRIimqalZN/s320/Hepatite.jpg)
A hepatite é uma doença silenciosa. Uma a cada 12 pessoas no mundo está infectada e mãe não sabe. Cerca de 6 milhões de brasileiros são portadores do vírus da hepatite. Esta prevalência é 10 vezes maior que a AIDS. As hepatites são assintomáticas, ou seja, podem evoluir para a cirrose e câncer do fígado.
Este ano, em Maringá, cerca de 162 pessoas fizeram a testagem da Hepatite B, sendo um positivo. E outras 160 pessoas realizaram a testagem da Hepatite C, sendo um positivo. O teste é feito através de um cadastro do paciente na recepção do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento. O paciente passa por um pré-teste chamado Aconselhamento, onde é verificada a vulnerabilidade dele. O paciente é então preparado para o exame e para receber o resultado do exame.
Estas pessoas estão transmitindo a doença para seus parceiros sexuais, partilhando seringas no uso de drogas injetáveis, e até para a família, através de contato com sangue e secreções, por lesões ou ferimentos, inclusive a gestante para o recém-nascido.
RISCOS: É importante que se realize o teste de detecção das hepatites se tiver recebido transfusão de sangue antes de 1992, se usou drogas injetáveis, se alguém da família está infectado, se recebeu algum transplante, se faz hemodialise, se as transaminases estão elevadas, se possui tatuagem ou piercing. Para o teste de detecção das hepatites, não é preciso estar em jejum. Ele é feito através da coleta de sangue, motivo pelo qual usam o exame de hepatite como desculpa para testar o HIV. Todos os planos de saúde cobrem o teste, que pode ser realizado em hospitais públicos, nos Centros de Testagem e Acompanhamento e nos postos de saúde. Se o resultado for positivo, é necessário procurar assistência médica especializada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário